Trajetoria serviço social
Nos anos 40 e 50 o Serviço Social brasileiro recebe influencia norte- americana, teve sua lei de regulamentação profissional aprovada em 7 de agosto de 1957, posteriormente regulamentada pelo decreto 994 de 15 de maio de 1962, que passou a ser o dia do Assistente Social.
Nos anos 60 e 70 há um movimento de renovação da profissão, expressado em termos da reatualização do tradicionalismo profissional, na busca do rompimento com o conservadorismo. O profissional amplia sua atuação para área de pesquisa, administração e planejamento de programas sociais.
A profissão buscou destinar seu foco profissional para o interesse dos que participavam da sociedade através de seu trabalho.
No período de transição da década de 1970 para 1980 se processam as bases para um novo projeto profissional que fora chamado de projeto ético-político do Serviço Social, que na sua construção, recusou a critica ao conservadorismo.
Na década de 1980 o Brasil passou por grandes e profundas transformações econômicas, mudanças essas caracterizadas principalmente pela economia pela economia vivida no momento, com o aumento da divida externa. Essas transformações