Façam uma pesquisa bibliográfica a respeito do funcionamento ferramentas de virtualização.
Os sistemas operacionais (OS, na sigla em inglês e SO, em português) são os softwares básicos de um computador. São eles que regulam as trocas de informação entre os componentes internos do computador, como a placa de vídeo, a memória RAM e o processador, os periféricos (impressoras, câmeras digitais) e os outros programas que rodam sobre o SO, chamados de aplicativos.
O SO de um computador pode ser comparado com os alicerces de uma construção: não determinam o uso final do produto, mas condicionam uma série de características, possibilidades e limitações. Entre as características mais marcantes de um sistema operacional está a interface com o usuário.
Todo equipamento que possua uma interface gráfica, aceite outros programas e maneje hardware interno ou externo tem um SO, apesar de nem sempre isso ser notado.
Aparelhos de TV via satélite digitais, telefones celulares, computadores de mão, servidores de Internet e outros têm seus próprios sistemas operacionais ou equivalentes.
Um dos primeiros sistemas operacionais para computadores pessoais, surgido em 1981 (versão 1.0), foi o MS-DOS. Criado pela Microsoft, tornou-se muito popular e levou a empresa a uma posição de destaque comercial. Sem uma interface gráfica, foi a base dos primeiros Windows e manteve-se presente nas versões 95, 98 e Me desse sistema. Até o atual XP apresenta uma simulação desse SO, o "prompt de comando".
Os Macintosh foram os primeiros computadores pessoais a ter uma interface gráfica, devido ao SO utilizado. Já em 1984 os Macs traziam mouse, janelas, menus e ícones para acionar os comandos dos softwares.
O Unix é outro SO bastante conhecido e utilizado até hoje. O primeiro Unix data de 1969, mas vem sendo desenvolvido por diversos grupos desde então. Financiado originalmente por verbas públicas, o código-fonte do sistema foi liberado e deu origem, entre outros, ao Linux. Esses sistemas possuem versões tanto gráficas como com linha de comando.
A