tradições da itália na gastronomia
O norte da Itália esteve sempre em parte submetido a influencia austríaca, tendo um grande consumo de carne de vitela, boi, aves. Trazem também pratos muito originais como os acompanhamentos: como a polenta, do mesmo modo que a bolonhesa, embutidos de Emilia- Romano, queijos e os frutos do mar venezianos. Na península a culinária se diversifica tendo como denominadores o azeite de oliva, massas, pizzas, tomates, peixes e crustáceos e sem esquecer as sobremesas e os sorvetes.
Tradição
A culinária italiana é fruto de tradições milenares é passado de mãe para filha de geração para geração, e ainda hoje é a dana de casa que decide o cardápio, faz as compras, escolhe as comidas e manda na cozinha cada uma possui segredos, receitas pessoais para que suas massas e pizzas saiam boas. Cada cozinheira tem sua versão do famoso minestrone.
Cardápio clássico
Coração de alcachofra ao azeite
Espaguete a putanesca
Fígado de vitela a veneziana
Tiramisu
Vida cotidiana
Collazione (café da manha)
Costumam começar o dia com um café bem forte que vem acompanhado com brioche
Pranzo (almoço)
No almoço as refeições são divididas em três pratos:
Il primo
Poder ser uma massa ou um risoto ou uma sopa
Il secondo
Uma carne ou um peixe. E para completar a refeição frutas ou bolo e logo em seguida o café expresso
Cena (jantar)
Geralmente se reúne a família inteira, massa ira aparecer neste momento, mas em forma de um caldo com macarrão, mas também pode ser substituída por minestrone, sopa de legumes e macarrão ou arroz. Depois se serve o prato principal (carne, ovo ou peixe). Antepastos e sobremesas elaboradas são reservados para os dias de festa
E na mesa bebe-se água e vinho
Dias de festa
O catolicismo influência muito em diversas celebrações italianas, ocasiões onde famílias se encontram em volta de uma mesa.
Natale (Natal)
A tradição anglo-saxã do peru é bastante seguida na Itália, essa ave é precedida de pratos de massas