Perfil do sr. helio loureiro
Hélio Loureiro
O Chef de Portugal
O seu vasto currículo fala por si, o perfil é evidente, Hélio Loureiro, chef executivo do Porto Palácio Hotel, é de entre os bons profissionais de cozinha que existe em Portugal um dos que melhor conhece a “etimologia” da verdadeira gastronomia portuguesa. É na cozinha que recria a inspiração que lhe vem do exterior e do interior, uma vez que a carreira profissional conta com mais de duas décadas de actividade.
O seu nome é Hélio Loureiro. Responsável pelas áreas de restauração do Porto Palácio Hotel, no Porto, Hélio Loureiro é hoje um dos mais profundos conhecedores e defensores das raízes da gastronomia portuguesa, inspiração que mantém até aos dias de hoje. “Não há país nenhum que se queira implementar no turismo que não tenha identidade própria. Não há turismo sem identidade e é esse aspecto que temos de preservar, uma vez que pessoas e gastronomia são dimensões indissociáveis. E é esse capital que temos que potenciar”, refere o chef Hélio.
Vertente sempre presente no seu trabalho, a memória gastronómica portuguesa está de novo na “moda”, destacando Hélio Loureiro o sabor e tipicidade da cozinha portuguesa, face ao modo como é, por vezes, apresentada. Em cada prato uma história, ou não fosse Portugal um país com um imenso legado histórico. Caso dos Pastéis de Tentúgal (deriva da passagem dos árabes por Portugal). Pequeno exemplo que dão conta do conhecimento antropológico português e que podem, também, ser alvo de vanguardismo, sobretudo na forma de contar a história associada ao prato.
O facto de viajar muito, e registar no seu currículo passagens por França, EUA, Itália, Luxemburgo, etc., permite-lhe ter uma visão distinta relativamente ao país e ao seu sector, recordando a importância da gastronomia para quem viaja muito e, assim, visita muitos países. “A primeira saudade que as pessoas têm quando saem de Portugal é do café, depois da comida e só então vem a família. Isto é sintomático do quanto são