Tradição e Modernidade na Cultura Angolana atual
Introdução……………………………………………………………………………………03
I- Impacto da modernidade nas tradições antigas……………………………………..04
I.I Os valores tradicionais: filosofia, religião e costumes…………………………….04
I.II Sociedade heterogênea. As tradições antigas e seu lugar na modernidade……06
I.III Os acontecimentos históricos do século XX: êxodo rural, conflitos civis, o inchamento urbano de Luanda……………………………………………………………08
II. I A sociedade vigente e as minorias étnicas…………………………………………10
II.II Identidade Nacional – Angolanidade, Nacionalismo e Cultura Nacional…….12
III- Considerações Finais………………………………………………………………….14
IV- Anexos……………………………………………………………………………………15
V- Bibliografia – webgrafia……………………………………………………………….16
Introdução
Este trabalho tem por objetivo um estudo breve, porém elucidativo, do momento atual da nação angolana; concentrado, especificamente, em duas perspectivas principais: tradição e modernidade. Tentaremos apontar as conseqüências do crescente avanço da modernidade e do sistema-mundo ocidental num país à margem do capitalismo, um território de grandes dimensões geográficas e de horizontes culturais dos mais variados, principalmente.
Para isto, o método utilizado foi a escolha de um grupo étnico que tem estado em contato com o ocidente e que tem se transformado em suas matizes tradicionais desde o início da colonização portuguesa: os Mbundu (Ambundos ou ainda, Quimbundos) - mas também citando outros exemplos. Através de apontamentos históricos concisos, tentaremos, na primeira parte através de exemplos, compreender o que tem passado este grupo, do qual fazem parte algumas etnias abordadas. Em se tratando de política, coube num segundo momento, seguirmos a linha temporal do século XX e traçar perspectivas quanto à sociedade moderna e suas incongruências, à visão político-cultural, ou seja, os conflitos de uma nação em formação e em desenvolvimento em diversos campos.
Encerrando aquela primeira parte,