CULTURA ORGANIZACIONAL
CULTURA ORGANIZACIONAL
Cultura organizacional é um sistema de valores compartilhados pelos seus membros, em todos os níveis, que diferencia uma organização das demais. Todas as empresas, independentemente do tamanho, do segmento em que atuam e dos bens ou serviços que produzem, possuem cultura organizacional, formalmente instituída ou não. Aliás, as empresas são bem mais do que isso. Elas possuem personalidade própria e podem ser rígidas ou flexíveis, apoiadoras ou hostis, inovadoras ou conservadoras, de cultura fraca ou cultura forte.
2. A CULTURA ORGANIZACIONAL DA ODEBRECHT
Contribuir para o desenvolvimento cultural de uma comunidade é garantir que seus costumes e sua identidade coletiva se perpetuem ao longo das gerações futuras. É isso que a organização Odebrecht faz ao chegar em uma região. A organização Odebrecht não pensa apenas em suas obras e empreendimentos. As empresas também desenvolvem ações para suprir demandas culturais e disseminar expressões artísticas da população local.
Investindo em iniciativas, projetos e patrocínios culturais, a Odebrecht favorece a evolução cultural da sociedade por meio de práticas que estimulam a preservação e a propagação da memória.
Mas esse incentivo à cultura não se dá apenas no contexto das comunidades. Toda a diversidade cultural dessas populações também compõe a Organização. Pessoas de diferentes origens, etnias, tradições e credos são incorporados às empresas e aos ambientes de trabalho da Odebrecht no Brasil e no exterior.
2.1. CULTURA DO PATROCÍNIO NA ODEBRECHT
Em 1959, a Organização começou a investir em iniciativas para resgatar valores artísticos e estimular a preservação do patrimônio histórico. Naquele ano, patrocinou a sua primeira edição cultural: o livro Homenagem à Bahia Antiga, do historiador José Valladares. A partir de 1978, essa contribuição tornou-se sistemática. E a Odebrecht passou a colaborar com a área cultural, tão determinante para a educação e formação da identidade de