Administraçao Interdisciplinar
São Paulo, 05 - O diretor da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Alexandre Figliolino, afirmou nesta segunda-feira, 5, que o custo do escoamento da soja da fazenda até o porto está dificultando a comercialização antecipada da safra 2013/2014, ainda não implantada. 'A comercialização está mais lenta devido a esse custo de logística. Na safra anterior, a logística deu muito prejuízo e agora esse mesmo motivo está amarrando os dias de negócios', disse ele durante o 12º Congresso Brasileiro de Agronegócios, que acontece em São Paulo.
Para ele, as commodities agrícolas entram em um ciclo de baixa de preços e isso será um limitador para a produção.
'Se vai durar dois, três anos não sei. Mas esse movimento vai limitar a expansão de produção. Ao mesmo tempo, o ambiente competitivo vai ficar mais duro, pois vamos voltar a viver um cenário de competitividade com os Estados
Unidos, principalmente em grãos', ressaltou.
O presidente da Abag, Luiz Carlos Corrêa Carvalho, disse que os custos subiram em proporções maiores à valorização recente das commodities. 'E nesse contexto as margens ficaram limitadas. Se já estamos num ciclo de baixa de preços e ainda com custos maiores por causa da logística, vamos ver menos rentabilidade ao produtor', declarou.
Fonte: <http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/08/custo-logisticoretarda- venda-da-soja-2013-2014-segundo-abag.html>. Pela leitura desse texto, o comércio de grãos de soja, no Brasil, enfrentará dificuldades nos próximos anos.
Aponte pelo menos duas causas, que, no seu entender, justificam essa afirmativa.
Questão 2: O Anuário Brasileiro de Proteção 2013: Estatísticas de Acidentes Brasil publicou o gráfico a seguir, referente a acidentes de trabalho no país:
O Anuário também informava que “os acidentes de trajeto foram responsáveis por grande parte deste crescimento da acidentalidade no trabalho, tendo