Tradados Da 1 Guerra Mundial
Aluno: Acás Reis Luckwu Jr.
Prof: Socorro A.
Saint-Germain
Foi assinado no dia 10 de setembro deste ano de 1919 um tratado entre os países vitoriosos da guerra com a Áustria. Este tratado por sua vez determinou que o Império Austro-Húngaro fosse dissolvido e aceitasse a independência da Polônia, Hungria, Tchecoslováquia e Iugoslávia. A Áustria perdeu ainda sua saída para o mar e limitou seu exército para 30.000 voluntários. Nossos países ainda receberão grandes quantias de dinheiro para reparar os custos que tivemos com a guerra. Assim aos poucos a justiça vem sendo feita, punindo os verdadeiros causadores da guerra e reparando os gastos dos vitoriosos.
Trianon
O Tratado de Trianon foi concluído em 1920, definido pelas potências vencedoras da I Guerra Mundial e assinado pela delegação húngara sob protesto. O documento desmantelou o reino da Hungria (que fazia parte do Império Austro-Húngaro) e impôs ao país resultante um regime republicano. Derrotada na guerra e no conflito que se lhe seguiu contra os romenos, sob ocupação militar romena e ainda sob os efeitos de três meses de regime soviético, a Hungria perdeu dois terços do território que controlava antes da guerra. Algumas das regiões perdidas (Sul da Eslováquia e na Transilvânia) eram de maioria húngara. No total, quatro milhões de pessoas.
Neuilly:
Foi assinado em 1919 e por esse tratado, a Bulgária perdeu grande parte dos territórios anexados durante a 1ª Guerra Balcânica. Dessa forma, a região da Dobrudja foi dada à Romênia, a Macedônia Ocidental à Ioguslávia e a Trácia Ocidental à Grécia.
Sèrves:
Foi assinado em 1920 a fim de regular a situação com a Turquia, estipulando que a Armênia seria independente e que a maior parte da Turquia européia passaria à Grécia; a Síria seria controlada pelos franceses; a Mesopotâmia e a Palestina pelos ingleses.
Uma rebelião na Turquia, liderada por Mustafá Kemal, pôs fim ao império e proclamou a República, reconquistando a Armênia,