0 TRABALHO DO PSIC LOGO NAS INSTITUI ES DE TRATAMENTO S CIO
O objetivo do psicólogo junto ao menor infrator é trabalhar a auto-estima, auto-imagem, a questão da culpa, passar noções de limites e respeito ao próximo, resgatar sonhos e projetos para o futuro.
É importante destacar que tratar e recuperar um adolescente infrator, implica necessariamente em tratar também a sua família, para que o jovem seja devolvido à sociedade como elemento útil. É necessário fazer com que direitos e garantias legais e constitucionais assegurados a criança e o adolescente sejam conhecidos, compreendidos e acima de tudo cumpridos.
A adolescência é uma fase muito complexa e dinâmica do ponto de vista físico e psicológico. Nesta fase o adolescente passa por desequilíbrios e instabilidades, demonstrando períodos de elevação e introversão. Esse processo é necessário para a formação da identidade do jovem.
As vezes essa agitação é confundida com psicopatologia, como também pode ser causado por algum distúrbio anterior, mas pouco evidente. Essas dificuldades psicológicas quando na adolescência, poderá evoluir para transtornos psiquiátricos. Existem diversos tipos de transtornos que tornam o adolescente menos capaz de entender o caráter ilícito de seus comportamentos delituosos, e é necessário então um tratamento psicológico ou psiquiátrico.
Os principais transtornos e mais comuns entre os jovens infratores:
Transtorno de conduta: caracterizado por comportamentos que incomodam e perturbam, alem do envolvimento em atividades perigosas e até mesmo ilegais. Esses jovens não apresentam sofrimento psíquico ou constrangimento com as próprias atitudes e não se importam em ferir o sentimento das pessoas ou desrespeitar seus direitos. A psicopatia é um caso desse transtorno.
Transtorno de humor: incluem doenças depressivas;
Transtorno de uso de substancias psicoativas: é muito comum na adolescência, é decorrente da instabilidade emocional e da busca de