Trabalhos
FORMADOR: Armando Barbosa
1. O Planeamento
Para que a empresa possa alcançar os fins a que se propõe, compete à gestão o desempenho de certas tarefas, entre si interligadas, influenciando-se mutuamente.
Tradicionalmente consideram-se as seguintes tarefas do ciclo de gestão: * Planificar: traçar as linhas de actuação futura, definindo os objectivos e o processo de os alcançar.
* Organizar: dotar a empresa dos meios humanos, materiais e financiamentos de que ela careça para o seu funcionamento e distribuir as funções.
* Dirigir: Pôr em funcionamento a empresa, ou seja, levar os recursos humanos à acção, através da motivação, da liderança e da comunicação.
* Controlar: verificar se os objectivos se os objectivos definição foram alcançados e em que medidas, analisar a ocorrência de desvios e tomar as medidas correctivas quando necessárias.
1.1. Objectivos e finalidades do planeamento
A crescente dimensão e complexidade da empresa não se compadece com uma acção baseada na improvisação. O funcionamento das empresas dos nossos dias exige, cada vez mais, uma actuação racional e programada.
Planear é, assim, preparar o futuro. É um processo contínuo de recolha de informações e tomada de decisões através do qual uma empresa se adapta, modifica e explora o contexto em que está inserida.
A planificação permite todo um conjunto de benefícios que vão desde o aumento da sua eficácia à maior eficiência.
Outras vantagens da planificação são:
1. Antecipar mudanças
2. Reduzir o tempo de adaptação
3. Facilitar a comunicação a nível da empresa
4. Solucionar conflitos
5. Estabelecer uma perfeita coordenação da actuação empresarial
6. Melhorar a gestão, na medida em que determina uma maior disciplina e um maior envolvimento dos gestores
Temos planos de longo, médio e curto prazo, mas todos estes planos têm algo em comum que é a previsão, a programação e a