trabalhos
Resenha Crítica
08/08/2014
O filme o Riso dos Outros, trata-se de um documentário em que comediantes de Stand Up são entrevistados. Esse documentário de Pedro Arantes quer transmitir a mensagem de que a maioria dos humoristas não se conscientizam em fazer piadas que não ridicularizam as pessoas, ex: negros, gordos, deficientes físicos, gays, mulheres, lésbicas... O documentário em questão entra no mundo do Stand Up para discutir a ligação existente entre a comédia e a ofensa, o que, atualmente, está gerando intermináveis discussões, os entrevistados foram Lola Aronovich, Rafinha Bastos, passando pelos quadrinistas Laerte, André Dahmer e Arnaldo Branco, o apresentador e comediante Danilo Gentilli, o deputado Jean Wyllis, o escritor Antonio Prata e muitos outros.
O humor é um assunto muito importante e muito discutido nos tempos atuais, o trabalho do humorista é fazer as pessoas rirem, se as pessoas rirem ele vai continuar falando, como diz Danillo Gentilli, o maior problema que está repercutindo é que o humor hoje em dia não tem limites, do que é ou não ético, é ou não engraçado, do que rimos ou deixamos de rir. É certo que muitas piadas são engraçadas, porém muitas atingem pessoas o que gera o preconceito, nas entrevistas muitos humoristas dizem “é só uma piada”, mas é uma piada preconceituosa? As pessoas vão se sentir ofendidas? Apesar de ser apenas uma piada muitas pessoas podem se sentir ofendidas, e se sentirem em um nível mais baixo que outras.
Para Pedro Arantes o público é deformado por rirem das piadas que muitas vezes não são engraçadas. Claro que esse é um processo que se auto alimenta, mas o que faz o humorista aparecer é o público. Não haveria o humorista, ou pelo menos ele não teria o menor mérito, se não houvesse gente disposta a rir do que ele diz. Na verdade, nesse tipo de humor que tem muito pouco de transgressor, o humorista é quase um reprodutor, numa chave cômica, dos lugares comuns