trabalhos
Tema do Trabalho: Jogos Competitivos e Jogos Cooperativos e exemplos
Jogos Competitivos
Jogos Competitivos tem como sua essência estimular a competição entre os participantes, porém é importante criar uma face educativa, para ensinar crianças e adolescentes que perder ou ganhar não é o que importa, e sim fazer com que todos trabalhem por um objetivo em comum. Em jogos competitivos é ideal que sejam usados diferentes tipos de jogos que requerem habilidades distintas, como jogos intelectuais, jogos que utilizam reflexos rápidos, jogos de estratégia, entre outros, para fazer com que o lado competitivo seja estimulado, mas em especial o raciocínio. Um dos problemas dos jogos competitivos é que quando se colocam os indivíduos em situação de rivalidade, sua aceitação é muito relacionada com o fato de ganhar ou perder, provocando assim alto nível de angústia e agressividade.
Nos jogos competitivos deve-se evitar a competição como única motivação, propor o mesmo tipo de jogo, discriminação em geral, seja ela do sexo, do físico, cor, a valorização excessiva dos vencedores e dos perdedores e etc.
Exemplo de jogos competitivo
- Cabo de Guerra:
O professor divide as equipes sendo que cada duas equipes ficarão com uma corda. O professor marca o meio da corda com um lenço e risca o chão para que ambas as equipes mantenham a mesma distância do centro da corda. Ao sinal do professor as equipes deverão puxar a corda para seu lado. Marca um ponto quem conseguir fazer o lenço da corda chegar ao espaço riscado no chão do seu lado. Ganha quem marcar três pontos primeiro.
Observação: trocar as equipes nas cordas sendo que todas as equipes joguem umas com as outras.
Variação: Fazer cabo de guerra sem corda, com os primeiros alunos da fila segurando as mãos e os demais segurando na cintura.