Trabalhos
Índice:
O que é?
Tipos de Aborto;
Riscos de um Aborto;
Métodos de indução;
Prós e Contras;
Conclusão e Bibliografia.
O que é?
Um aborto ou interrupção da gravidez é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da atividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realizações de cirurgias.
Tipos de Aborto:
O aborto é dividido em dois tipos, aborto espontâneo e aborto induzido. Outras classificações também são usadas de acordo com o tempo de gestação.
Aborto espontâneo: É a expulsão não intencional de um embrião ou feto antes de seu tempo gestacional. O feto morre no interior do útero após a viabilidade, ou durante o parto, geralmente é chamado de natimorto. A causa mais comum do aborto espontâneo durante o primeiro trimestre são as anomalias cromossômicas do feto, que contabilizam pelo menos 50% das perdas gestacionais precoces.
Aborto induzido: É o aborto causado por uma ação humana deliberada. Ocorre pela ingestão de medicamentos ou por métodos mecânicos. A ética deste tipo de abortamento é fortemente contestada em muitos países do mundo. O aborto induzido possui várias subcategorias: Aborto terapêutico/Eletivo/Precoce entre outros.
Riscos de um Aborto:
A organização Mundial da Saúde define como abortos não seguros aqueles realizados por indivíduos sem formação, equipamentos perigosos ou instituições sem higiene. O risco de mortalidade relacionada com o aborto aumenta com a idade gestacional. Os métodos que não são realizados com acompanhamento médico são potencialmente perigosos para a mulher, conduzindo-a a um elevado risco de infecção permanente ou até mesmo à morte.
Há algumas hipóteses em relação ao aborto induzido como: O risco de desenvolvimento de câncer de mama, a síndrome pós-abortivo e a dor do feto.
Métodos de indução: