Poluição
Os efeitos da poluição sonora dependem da intensidade do som, do tempo de exposição e da sensibilidade da pessoa.
A intensidade do som pode ser medida por meio da unidade decibel (dB). Se o som for mais intenso e a exposição mais prolongada, poderá haver destruição de parte das 30 mil células do órgão espiral e redução irreversível da audição.
Soluções
Algumas medidas que podem ser adotadas para minimizar o problema da poluição sonora.
Desviar o trânsito pesado, como o de caminhões, para longe dos centros residenciais e das áreas de lazer.
Construir aeroportos longe de locais populosos.
Conservar e ampliar as áreas verdes, porque elas funcionam como isolantes do som.
Promover campanhas educativas para que os motoristas só buzinem quando necessário, evitem freadas violentas e não usem escapamentos abertos.
Obrigar o uso de tampões nas orelhas para aqueles que trabalham em lugares muito barulhentos.
Destruição da Biodiversidade
Uma das maiores preocupações ecológicas atuais é a destruição da biodiversidade.
Exceto nos períodos de extinção em massa, provocada por grandes mudanças no ambiente, a extinção de espécies é um processo natural e lento. Contudo, alguns cálculos indicam que a taxa atual de extinção é cerca de duzentas vezes maior que o normal.
A principal causa atual da extinção das espécies é a atividade humana: a destruição de hábitats para ocupação humana, lavoura, pastagem e extração de madeira e outros produtos, a exploração comercial excessiva, a poluição e a introdução de espécies invasoras.
Na agricultura e na pecuária, o ser humano sempre selecionou e passou a cultivar apenas as espécies mais disponíveis e rentáveis. Quando as espécies cultivadas são cruzadas com espécies selvagens, suas qualidades genéticas melhoram e elas passam a ser mais resistentes ou mais produtivas.
Para proteger a biodiversidade é preciso preservar o ambiente natural das espécies selvagens. Nesse sentido, é fundamental