BOA APRESENTAÇÃO
Procure manter uma adequada postura corporal: os pés devem estar apoiados de forma que o peso do corpo seja distribuído a toda a base, sendo que os joelhos nunca devem estar totalmente travados. Cabeça sempre reta.
Faça um gesto para cada informação predominante na frase, sem pressa de voltar para a posição de apoio;
Gesticule com os braços acima da linha da cintura, fazendo movimento a partir do ombro;
Procure harmonizar o gesto, a voz e a mensagem.
Dicas para uma boa apresentação
A voz deve ser firme, e devemos olhar sempre para onde desejamos induzir a voz. Desta maneira refletimos segurança e persuasão. Aproxime-se do interlocutor inclinando o corpo levemente em sua direção, assim sinalizando abertura e disposição para a comunicação.
COMO NÃO FALAR
Não seja morno - Oradores que falam sem vida, sem vibração, sem entusiasmo não conseguem motivar e envolver os ouvintes.
Não fale muito baixo;
Não use vocabulário rebuscado, nem palavras vulgares;
Não gesticule demais - Quase sempre, o ideal é falar com gestos moderados, que acompanhem o ritmo e a cadência da fala.
GESTOS ERRADOS
De maneira geral, não fale com as mãos nos bolsos, nas costas, com os braços cruzados, apoiados por muito tempo sobre a mesa, a tribuna ou a haste do microfone. Evite gesticular com as mãos abaixo da cintura ou acima da cabeça;
Evite se movimentar na frente do público, de um lado pra outro desordenadamente;
Procure não ficar apoiado apenas sobre uma das pernas, muito menos trocar com freqüência a posição de apoio, ficando ora sobre uma, ora sobre outra.
Fique atento para os movimentos involuntários que podem desviar a atenção dos ouvintes, como, por ex.coçar a cabeça, mexer na aliança, com a caneta e outras atitudes que possam tirar a concentração das pessoas.
Gesticulação: evite o excesso e a falta.
MEDO DE FALAR EM PÚBLICO
Dicas para diminuir o medo de falar em público:
Transforme o medo em aliado – a adrenalina lançada pelo