trabalhos
A importância da dúvida é tão grande para a Filosofia, que podemos dizer que ela, a Filosofia, só existe porque o homem é um ser que duvida. Quem somos, de onde viemos, para onde vamos, o que sentimtos, por que sentimos, são perguntas que estão no cerne da criação da Filosofia.
A dúvida é tão importante para a atividade filosófica que no Séc. XVII, o filósofo francês, René Descartes, criou o método filosófico chamado: dúvida metódica. Por esse método, instaurou a dúvida preliminar: nenhuma verdade deve ser aceita sem que existam razões suficientes para aceitá-la. Com isso Descartes instaura a dúvida como premissa filosófica moderna, ou seja, a partir dele, a dúvida passou a ser algo óbvio para a atividade filosófica. Segundo o raciocínio cartesiano, devemos suspeitar de quaisquer afirmativas que tenham pretensão à ser verdades, devemos, portanto, duvidar de verdades que não possam ser provadas racionalmente.
O que é Ética e Moral:
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Os termos possuem origem etimológica distinta. A palavra “ética” vem do Grego “ethos” que significa “modo de ser” ou “caráter”. Já a palavra “moral” tem origem no termo latino “morales” que significa “relativo aos costumes”.
Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.
Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.
No sentido prático, a finalidade da ética e da