Trabalhos P S
Curso: Gestão em Drogadepenência Familiar
Resumo do Texto: Holismo e Saúde
O texto aborda a consonância da abordagem holística com as técnicas tradicionais e as atuais. A assistência a saúde varia de acordo com os aspectos filosóficos, econômicos e religiosos e por este motivo não é válido enquadrar um modelo de prática de saúde para outra sociedade, pois é pertinente estudar as formas transculturais, ampliando perspectivas e verificar que a forma tradicional, muitas vezes, podem levar a um reducionismo do conceito saúde e no que concerne aspectos do ser humano. Comparar métodos podem ser norteadores e instrutivos, já que há um paralelo entre as práticas holísticas, tradicionais e as atuais. É importante considerar todos os modelos existentes e as anteriores, haja vista que a sociedade sem escrita há utilizava o modelo sistêmico.
Levando em consideração aspectos da história, há tempos atrás em dada cultura, era comum a prática de xamanismo na qual considera a origem da doença e o processo de cura provenientes do mundo dos espíritos. Era através destes rituais religiosos que o xamã, ocupado por um homem ou por uma mulher que exercia a liderança religiosa, política e medica ocupava um lugar importante para aquela comunidade e através dessa comunicação com os espíritos faziam adivinhações, diagnóstico de doença, cura e a automedicação. A terapia xamanística caracteriza-se pela crença de que o diagnóstico e o tratamento estão intimamente ligados ao meio ambiente, sendo assim considerada no âmbito cultural, os seres humanos são vistos como parte do grupo social vivo que faz parte de um sistema de crenças culturais em que os espíritos e fantasmas intervém diretamente nas ações humanas.
Na cultura xamanística, o enfermo é visto como símbolo de um conflito no seio da sociedade, e não estritamente a fatores psicológicos e físicos e o enfermo é visto como meramente símbolo de conflito no seio da sociedade. Existe um enfoque