TRABALHO RENATO P S
Pós-Graduação em História Contemporânea
Cássio Marcelo Sobrinho de Souza
Ensaio Teórico: Compreender a Pós Modernidade: Uma interpretação
Belém
2015
Cássio Marcelo Sobrinho de Souza
Ensaio Teórico: Compreender a Pós Modernidade: Uma interpretação
Trabalho apresentado como requisito de nota total no módulo ministrado pelo professor Renato Gimenes
Belém
2015
Traçar como objetivo a compreensão da pós modernidade mesmo sendo delineado como uma vertente interpretativa é algo demasiado complicado, identificar pontos relacionados e explicativos entre os conceitos de diferentes autores tão pouco diferencia da maestria necessária para identificar as diferenças. Justamente esse conjunto de fatores desencadeou a necessidade de ir além deste ensaio, a complexidade do assunto é encantadora.
Não é algo tão inovador, muito menos surpreendente matéria em revistas ou sites de amplo acesso utilizarem uma lista de dúvidas não respondidas pela ciência, estas dúvidas são conhecidas pela grande maioria: ‘’ O que há no fundo do oceano?’’, ‘’ O que há no fundo de um buraco negro?’’, são questionamentos magníficos respectivos as áreas de biológicas e exatas, no entanto, por qual razão a possível questão ‘’ O que há no fundo da modernidade?’’ não está inserida em nenhuma lista? É tão paradoxal quanto qualquer uma citada e não menos interessante. Nessa perspectiva de fomentar o objeto de discussão, serão utilizados alguns conceitos bem definidos acerca do assunto a partir dos seguintes autores: Marshall Berman, Zygmunt Bauman e Anthony Giddens, sendo suas respectivas obras: Tudo que é sólido desmancha no ar – A aventura da modernidade(Berman) – Modernidade e Identidade(Giddens) – Modernidade Líquida( Bauman).
A princípio, abordagem será respetivamente na ordem citada, por tanto, inicialmente com o trabalho de Marshall Berman, onde este autor define para fins de