Trabalhos e provas
Um zumbi é uma criatura fictícia que aparece nos livros e na cultura popular. Histórias de zumbis têm origem no sistema de crenças espirituais do Vodu afro-caribenhos, que contam sobre trabalhadores controlados por um poderoso feiticeiro.
Esta criatura é um ser humano dado como morto que, segundo a crença popular, foi posteriormente desenterrado e reanimado por meios desconhecidos. Devido à ausência de oxigênio na tumba, os mortos vivos seriam reanimados com morte cerebral e permaneceriam em estado catatônico, criando insegurança, medo e comendo os vivos que capturam.
Características
Por serem mortos vivos, sua aparência demonstra o efeito do tempo e da morte, possuindo a pele apodrecida e com roupas esfarrapadas, com um cheiro forte e horrível. Normalmente, perdem partes do corpo, como os dentes ou os dedos.
De maneira geral, os zumbis nestas situações são do tipo lento, letárgico, cambaleante e irracional. Nos anos 2000, porém, trouxeram um novo conceito de zumbis, mostrando-os como mais ágeis, ferozes, inteligentes e fortes que os antigos. Estes zumbis mostram-se extremamente mais perigosos, sendo que apenas um deles já constitui grande ameaça para um grupo.
Infecção
A origem é sempre variável nas histórias, e muitas já foram criadas. Elas vão das mais óbvias como um vírus natural ou um vírus artificial criado em laboratório indo até as mais improváveis, como um agente extraterrestre. A infecção espalha-se pela população através do contato agressivo com um zumbi, exposição à causa da transformação ou mesmo após qualquer morte.
Eliminação
As obras nos mostram que é possível destruir os zumbis definitivamente danificando-lhes o cérebro ou a estrutura neural, o que pode ser conseguido atirando-lhes na cabeça ou lhes quebrando o pescoço.
Apocalipse Zumbi
Apocalipse zumbi é um cenário da literatura apocalíptica. A expressão refere-se a uma infestação de zumbis em escala catastrófica, que rapidamente transformaria esta