Trabalhos feitos
1) Sentido Amplo – È a ciência que se ocupa do estudo macro e microscópico, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.
Sistema Restrito – Parte da morfologia que trata das estruturas em nível macroscópico.
2) Sistema Esquelético (Osteologia)
Sistema Articular (Artrologia)
Sistema Muscular (Miologia)
Sistema Nervoso ( Neurologia)
Sistema Tegumentar (Dermatologia)
Sistema Circulatório (Angiologia)
Sistema Disgestório ou Digestivo (Gastroenterologia)
Sistema Respiratório (Pneumologia)
Sistema Urinário (Urologia)
Sistema Endócrino (Endocrinologia)
Sistema Reprodutor
3) Normal: em anatomia é um conceito estatístico, representado pelo o que ocorre na maioria dos casos, o mais frequente. Ex: 20 dedos, coração com seu ápice inclinado para o lado esquerdo do corpo.
Variação anatômica: é uma alteração da forma ou posição do órgão, porém, não causa prejuízo na função. Ex:as alterações de posição que são visualizadas no sistema venoso superficial, são exemplos simples de variação anatômica.
Anomalia: é uma alteração da forma ou posição do órgão, que causa prejuízo na função, sendo compatível com a vida. Ex: ausência de membros (amelia), fenda palatina.
Monstruosidade: é uma alteração da forma ou posição do órgão, que causa prejuízo na função, incompatível com a vida. Ex: anencefalia (ausência do encéfalo)
4) São as diferenças morfológicas, externas ou internas, entre os elementos que compõe um grupo, ou no mesmo indivíduo onde se comparam dois lados, que se apresentam sem prejuízo funcional para o indivíduo.
5) São diferenças físicas, geralmente hereditárias, que podem ser alteradas por fatores ambientais.
6) Brevilíneo: é o indivíduo baixo e forte, com o tronco prevalecendo sobre os membros. É o tipo pícnico com seus contornos externos bem arredondados e grandes cavidades corporais.
Longilíneo: é o indivíduo alto e magro, com os membros prevalecendo sobre o tronco. É o tipo leptossômico.
Normilíneo: é o