Trabalhos de Escola
linfoma ou câncer linfático.
A ORIGEM DA VIDA
A Terra formou-se há cerca de 4,6 bilhões de anos. Ela era formada por um magma quente, totalmente diferente da aparência de hoje. Segundo pesquisadores, o surgimento dos seres vivos data por volta de 3,5 bilhões de anos. Várias transformações surgiram durante o período da formação da Terra até o surgimento do homem.
Ao longo dos anos, surgiram duas teorias aceitáveis.
• Teoria da Abiogênese
• Teoria da Biogênese
A Teoria da Abiogênese, afirma que os seres vivos tenham surgido da matéria bruta. Já a Teoria da Biogênese, afirma que os seres vivos tenham surgido de outros pre-existentes.
Várias hipóteses também surgiram a respeito do nascimento do primeiro homem:
Criacionismo: teoria religiosa sobre a origem da vida, baseada na criação divina dos seres, Adão e Eva.
Charles Robert Darwin (Shrewsbury,
12 de Fevereiro de 1809 — Downe,
Kent, 19 de Abril de 1882) foi um naturalista britânico que alcançou fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da seleção natural e sexual. Esta teoria se desenvolveu no que é agora considerado o paradigma central para explicação de diversos fenômenos na Biologia.
Abiogênese: teoria de origem da vida baseada na geração espontânea, sendo que um ser não vivo transformar-se-ia em um ser vivo através de um princípio ativo. Foi defendida por grandes cientistas como Aristóteles, Van
Helmont, Newton, Harwey, Descartes e John Needham.
De várias hipóteses, a mais aprovada foi a da evolução química:
Evolucionista: afirma que a atmosfera da Terra no seu início era composta por: hidrogênio (H2), metano (CH4), amônia (NH3) e pelo vapor de água (H2O).
As tempestades da Terra eram muito fortes e juntamente vinham as descargas elétricas, que davam origem a criação de substâncias.
Para alguns cientistas, as moléculas orgânicas tornaram-se sintéticas no fundo do oceano, pois