Trabalho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ
Centro de Educação - Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
Grupo de Pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica
Universidade Regional do Cariri
ORGANIZAÇÃO DOS DADOS NAS CATEGORIAS DA PESQUISA FORMAÇÃO DE PROFESSORES:
A LEITURA NA APRENDIZAGEM DA PROFISSÃO
Projeto Integrado de Pesquisa
Maria Socorro Lucena Lima – UECE
Coordenadora
Maria Marina Dias Cavalcante – UECE
José Albio Sales – UECE
FORTALEZA - CE
2012
LEITURA
1. LEITURA E FAMÍLIA
1.1 INCENTIVO
Sujeito 2: Eu lembro que assim eu tenho dois irmãos uma mais velha e um mais novo e quando eu era criança o mais velho já sabia ler e eu ainda tava aprendendo a mãe sempre valorizava a leitura e como eu não sabia ler mais eu queria mostrar que sabia ler eu andava pela ruas e via o desenho ai eu chamava atenção dela dizendo mãe eu já sei ler, eu olhava o desenho do coco, coco, pássaro e ai assim com o passar do tempo a gente foi aprendendo mais é claro que ela sabia, mais o carinho a forma que ela via motivava a gente.
Sujeito 15: É assim eu tive grande influencia da minha mãe não foi nem na escola que eu tive o prazer o gosto pela leitura porque eu sempre via ela lendo sempre via ela rindo olhando para o livro rindo eu queria rir também né ela lia o livro rindo ai eu que coisa linda eu chegava no quarto pra conversar com ela, ela tava lendo eu chegava no jardim ela tava lendo eu também não gostava muito de paradidático eu achava muito besta ai eu peguei ai foi através da minha mãe que eu gostei de ler foi nem na escola foi com a minha mãe foi lá em casa mesmo.
Sujeito 7: acho que desde cedo, né, você, eu pelo menos eu não fui estimulada a ler, entendeu. Eu tive que ler pro causa da minha escola, mas meu pai disse que eu realmente leio jornal, mas eu nunca fui fã de leitura.. nunca gostei realmente. Comecei a ler muito mais textos agora que eu tou na faculdade, mas eu