Poluição sonora
A poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos. Pode-se, contudo, assumir outros parâmetros de análise para esse tipo de poluição, tomando como base o impacto dos ruídos dos motores de embarcações na comunicação de cetáceos, o estouro de rojões para animais como bovinos, cães e gatos ou mesmo a interferência de ruídos urbanos da comunicação das aves. Diferentemente de outros tipos de poluição, a poluição sonora não deixa resíduo, possui um menor raio de ação, não é transportada através de fontes naturais e é percebida somente por um sentido: a audição. Tudo isso faz com que muitos subestimem seus efeitos, ainda que ela possa trazer graves danos à saúde humana e de outros animais.
Meios de transporte, fogos de artifício e espetáculos musicais são exemplos de contextos nos quais é gerado um alto índice de poluição sonora.
-------------------------------------------------
A Poluição Sonora: Causas e Efeitos.
A primeira atitude humana ao nascer é a emissão de som. O som é um fenômeno físico ondulatório que se propaga em sólidos, líquidos, gases e plasma, transportando energia e quantidade de movimento. A velocidade do som no ar, em condições CNTP é de 344 m/s.
Os sons audíveis, percebidos pelo ouvido humano, estão na faixa de frequência de 20Hz a 20000 Hz. Percebemos o som pelo sentido da audição e utilizamos o som para a comunicação através da fala. Os morcegos, baleias e golfinhos, utilizam o som para voar e nadar entre obstáculos.
A poluição sonora surge como ruído, que é o som indesejado ou desagradável, é uma forma grave de agressão ao ser humano e ao meio ambiente, sendo perigosa vista ser silenciosa e cumulativa, diferentemente dos outros tipos de poluição. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece como limite de tolerância ao