A inclusão digital no brasil
A inclusão digital no Brasil hoje, tem sido um desafio para o governo e para as instituições privadas. Conforme diversas pesquisas feitas ao longo do tempo, podemos observar que o mapa da desigualdade digital no Brasil está de certa forma relacionado com a condição socioeconômica da região, ou seja, a falta de recurso financeiro influencia no processo de evolução da região e como consequência temos a exclusão social que impede a inclusão digital.
Ações de inclusão digital não têm conseguido efeitos satisfatórios para a diminuição dessa desigualdade no Brasil. Elas tem sido feitas em locais errados, essas ações deveriam atender bairros, favelas e periferias onde poucos tem condições de acesso a esse tipo de tecnologia. São feitas nos centros das cidades, nas áreas centrais, dificultando o acesso dos mais interessados, que geralmente vem da classe baixa, onde podem até ter interesse mas muitas vezes falta dinheiro para o transporte, em quanto isso os moradores vizinhos aos tele centros, mostram desinteresse. Outro fator é a falta de voluntários capacitados e a divulgação do projeto de inclusão digital.
Alguns resultados positivos são graças a ações independentes como o CDI que devido a instalação dos tele centros no foco do problema, ou seja, nas comunidades carentes, possibilitan o acesso dos mais necessitados. Em relação aos educadores do CDI, muitas vezes são pessoas conhecidas da comunidade que são tomadas como exemplo, já que elas escolheram o caminho errado na sua vida, e deram volta por cima quando conheceram a CDI em distintas cirscuntâncias, nas próprias CDI na sua comunidade ou mesmo na cadeia, e desse jeito incentivando a comunidade a se unir ao projeto.
O Brasil é um país em desenvolvimento, mas falta um incentivo maior para que possamos progredir e para melhorar podemos sugerir várias ações como:
• Inclusão da informática na grade curricular dos alunos em todos os níveis de ensino.
• Incentivo fiscal do governo a