Trabalho
Turbulência seria a palavra para nos referirmos ao atual ambiente de trabalho na área da administração. As mudanças no ambiente organizacional têm sido apontadas como geradoras de inúmeras transformações nas praticas administrativas. Com o objetivo de adaptação as exigências da economia global, as organizações tem se modificado com muita rapidez.
Nesse sentido a crise financeira tem sido foco de noticias, pois o RH tem uma boa capacidade de analisar o ambiente e o clima organizacional, tem habilidade de levantar o ânimo e a disposição das pessoas em situações de crise e dificuldade. O presente trabalho abordara “A Gestão de Pessoas nas Organizações dentro do contexto Econômico Atual”. De acordo com os tópicos a seguir:
2. A IMPORTANCIA DE ESTUDAR TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO, AS CONTRIBUIÇÕES ELAS PODEM DAR PARA AS ORGANIZAÇÕES.
A partir do início do século XX, as organizações passaram a possuir maior complexidade para atender às necessidades da população; tornou-se imprescindível adotar os novos conhecimentos administrativos, que estavam sendo formulados para enfrentar a concorrência cada vez maior, na tentativa constante de ofertar produtos e serviços, com qualidade e menores custos.
A Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional.
Estes avanços e o desenvolvimento do conhecimento humano, por si mesmos, não produzirão efeitos, se a qualidade da administração a ser usada nos grupos organizacionais não permitir uma boa aplicação dos recursos disponíveis, humanos e materiais.
Segundo Maximiano, (2007), as teorias administrativas são conhecimentos organizados e produzidos pela experiência prática das organizações e são fundamentadas como um conjunto de afirmações e regras, feitas para formatar o que se verifica como realidade.
Algumas teorias que foram criadas contêm princípios de outras teorias que