Trabalho
TRABALHO DE CONCLUSÃO DA DISCIPLINA
ADMINISTRAÇÃO GERAL
E APLICADA
Trabalho de encerramento da disciplina de Administração Geral e Aplicada. Apresentado ao curso de MBA em Administração Hospitalar das Faculdades Oswaldo Cruz.
Docente: Dr Rubens Baptista Júnior
São Paulo
2008
Trabalho de conclusão da disciplina
ADMINISTRAÇÃO GERAL E APLICADA
Objetivo: análise comparativa da disciplina com o cotidiano profissional
Tema escolhido: algumas das diversas TEORIAS DE ADMINISTRAÇÃO
I) APRESENTAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
Missão: assistência médico-hospitalar de elevado padrão aos contribuintes e beneficiários na capital do estado de São Paulo.
Visão: centro de alta complexidade do sistema de assistência médico- hospitalar.
Valores: ética, humanização, tecnologia, ensino e pesquisa, melhoria contínua.
A instituição em questão trata-se de um hospital universitário de grande porte (cerca de 800 leitos ativos). É uma autarquia especial ligada à Secretaria Estadual de Gestão Pública cujo principal objetivo é prestar atendimento médico aos funcionários públicos estaduais, seus dependentes e agregados.
É mantido pelo desconto em holerite do funcionalismo público estadual, oferece um sistema de saúde de baixo custo aos seus usuários. Neste trabalho abordaremos eventualmente toda a estrutura da organização, porém com enfoque no serviço de pronto socorro, um setor de alta complexidade e alto fluxo (média de 750 atendimentos/dia), com a equipe de enfermagem composta de 200 funcionários. Dispõe de cinco enfermarias (38 leitos fixos), sala de emergência (8 leitos fixos), isolamento e serviços de apoio ao diagnóstico e terapêutica (salas de medicação, sutura e procedimentos, coleta e laboratório, eletrocardiograma, etc).
II) INFLUÊNCIA DAS TEORIAS ADMINISTRATIVAS
A) TEORIA CLÁSSICA
Trabalho repetitivo e metódico: podemos perceber estas características na execução de algumas tarefas administrativas, como: elaboração de escalas mensais e