Trabalho
Envio de arquivo único – 30 pontos
(01) Uma população pode ser definida como um grupo de indivíduos que ocorre numa mesma área (escala espacial) e no mesmo momento (escala temporal). No entanto, mesmo dentro de uma população, os seus indivíduos não são iguais entre si em vários parâmetros. Desta forma, como uma população de lagartixas (Tropidurus hispidus) do Lagedo de Pai Mateus na Paraíba poderia ser caracterizada estruturalmente? (10 pontos)
Obs.: No lugar da lagartixa poderia ser qualquer outra espécie que habitasse o Lagedo, foi só um exemplo para podermos fazer uma ligação com algo prático. A população de lagartixa pode caracteriza estruturalmente a um resultado da ação e das interações de uma série de mecanismo evolutivos. Sendo desta maneira a população de lagartixas pode colonizar/extinção e às relações mutuas de natureza genética e ecológica existente entre elas.
A população de lagartixa pode facilmente colonizar porém ela será um alvo fácil já que por si só ela estará entre vários indivíduos que não são iguais entre si em vários parâmentos.
2) Será que a descrição da estrutura de uma população pode sugerir riscos à extinção de uma espécie em escala local, ou seja, num determinado ecossistema? Se sim, que tipos de alterações na estrutura da população podem servir de alerta em relação ao futuro de desta população em uma determinada área? (10 pontos)
Sim, uma população pode ter crescimento lento ou nem ter crescimento isto ocorrer que a taxa de mortalidade é maior em idades mais avançadas ou nos estágios iniciais de vida de uma população estes tipos de alterações podem servir de alerta a relação do futuro de desta população de uma determinada área.
3) Uma equipe de biólogos observou que os indivíduos da população de Catingueira (Caesalpinia Pyramidalis Tul., Leguminosae-Caesalpinioideae) de uma área de Caatinga localizada na Bahia estavam com uma distribuição espacial agregada. Em