Volta ao mundo
Dados Históricos
O estádio de futebol Governador Magalhães Pinto mais conhecido como Mineirão, foi projetado pelos arquitetos Eduardo Mendes Guimarães Junior e Gaspar Grito, primeiramente existia-se um projeto de um estádio universitário feito por alunos de engenharia da UFMG que suportaria somente 30 mil pessoas, mas precisava-se de um estádio com maior capacidade, portanto os arquitetos optou em modificar o projeto para um estádio com capacidade para no mínimo de 100 mil pessoas. O projeto de construção do Mineirão antecede a sua inauguração em mais de 25 anos. Na década de 1940, começaram movimentos tímidos, envolvendo dirigentes, empresários, atletas e jornalistas. A ideia era construir em Belo Horizonte um campo que acompanhasse a evolução do futebol mineiro.
Dado o projeto , deu início a construção em um terreno pertencente a UFMG no ano de 1959 com a incerteza de sua conclusão, pois foram enfrentados problemas financeiro, além disso ainda se enfrentava problemas na própria construção que seria um desafio pela proporção da estrutura e seu formato, tinha-se a duvida se o que se tinha de convencional conseguiria cumprir com a demanda do projeto. Com isso foi construído um ''mini'' Mineirão onde um elo seria submetido a todo tipo de prova para testar sua estrutura, precisam de enormes barras de ferros que as atuais indústrias não eram capaz de atender, usaram então soldas para conseguir o que era necessário. Então surgiu o problema de mão de obra qualificada onde tiveram de oferecer cursos e qualificar diversos trabalhadores em diversas modalidades. Só assim então começaram realmente as obras entre 1964 e 1965, se trabalhava 24h por dia e as obras ficaram rápidas.
Em 1965 foi entregue até então o segundo maior estádio do Brasil ,hoje é o quinto maior , com seu estilo arquitetônico que seguia a ideia brutalista, com suas formas desafiadoras para a época. Em 2003 foi tombado pelo Conselho Deliberativo do