mundo sem volta
Data da Aula: 9/10/2014
Módulo: Planejamento Estratégio
Professor: Edilene Garcia
Pólo: Guaratinguetá
Atividade: Portfólio
GRUPO:
Adilson de Moura Santos Junior nº. 242871
RESPOSTAS
1) Benchmarking é a busca das melhores práticas em uma indústria que conduzem ao desempenho superior. É visto como um processo positivo e pró-ativo por meio do qual uma empresa examina como outra realiza uma função específica a fim de melhorar como realizar a mesma ou uma função semelhante.
2) Benchmarking é uma técnica que acompanha processos de organizações concorrentes que não sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho com um bom propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva. É a busca pelas melhores práticas que conduzem uma empresa à maximização da performance empresarial.
3) As fases são:
Planejamento das investigações de benchmarking, buscando-se responder a três perguntas: O que deve ser usado como marco de referência? Com quem ou o que iremos comparar? Como serão coletados os dados? Enfatiza-se mais uma vez que o importante é reconhecer que o benchmarking é um processo não só para obter metas métricas quantificáveis, mas também, e mais importante, para investigar e documentar as melhores práticas da indústria, as quais irão permitir que essas metas sejam atingidas;
Análise, envolvendo uma cuidadosa compreensão das práticas correntes dos processos da empresa, bem como dos parceiros, afinal o processo de benchmarking é uma análise comparativa. Aquilo que se deseja é uma compreensão do desempenho interno, a partir da qual se possa avaliar as forças e fraquezas: Os parceiros de benchmarking são melhores? Por quê? Quanto? Quais das melhores práticas já estão em uso ou previstas? Como as práticas deles podem ser incorporadas ou adaptadas para implementação?