Trabalho
O que é Autismo?
O autismo é uma alteração no desenvolvimento normal do cérebro que compromete as habilidades sociais e de comunicação. É configurado como um Transtorno Global do Desenvolvimento que afeta o comportamento, a compreensão, a fala e o convívio social.
Causas
O autismo é uma doença física vinculada à biologia e à química anormais no cérebro. As causas exatas dessas anomalias continuam desconhecidas mas, essa é uma área de pesquisa muito ativa. Provavelmente há uma combinação de fatores que leva ao autismo e a tendência atual é admitir entre eles, a existência de causas genéticas e biológicas. Sintomas de Autismo
A maioria dos pais de crianças autistas suspeita que algo está errado já nos primeiros anos de vida da criança, e mesmo sendo mais comum os sinais ficarem evidentes antes dela completar três anos, ainda assim, dificilmente os sintomas são identificados precocemente.
O autismo afeta 3 a 4 vezes mais meninos do que meninas e é marcado por algumas características fundamentais:
Inabilidade para interagir socialmente;
Falta de contato visual; Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se;
Fixação por objetos;
Aparente resistência a dor;
Padrão de comportamento restritivo e repetitivo;
Acessos de raiva;
Desinteresse por jogos interativos preferindo o isolamento;
Hiperatividade ou extrema passividade;
Ter visão, audição, tato, olfato ou paladar excessivamente sensíveis.
O termo "autismo" inclui um espectro amplo de crianças com grau de comprometimento e intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.
Assim, outros transtornos de desenvolvimento pervasivo também podem incluir:
Síndrome de Asperger (como o autismo, mas com