Estudos disciplinares
Josenil Araujo dos Santos – 0912880
VARZEA GRANDE
2014
O texto escolhido é de autoria de Malcon X, um ativista e pensador na defesa dos direitos humanos cuja uma das principais bandeiras era a luta contra a segregação racial.
Uma das estratégias de leituras é a Seleção cognitiva, ou seja, a síntese das ideias principais, como também a estratégia de inferência, no sentido de captar o que não esta dita no texto de forma explicita.
Texto
“A imprensa é tão poderosa no seu papel de construção de imagem que pode fazer um criminoso parecer que ele é a vítima e fazer a vítima parecer que ela é o criminoso. Esta é a imprensa, uma imprensa irresponsável. Se você não for cuidadoso, os jornais terão você odiando as pessoas que estão sendo oprimidas e amando as pessoas que estão fazendo a opressão.” Malcolm X
Comentário: Segundo o texto é possível compreender, que a verdade pode ser moldada segundo o interesse de quem relata a informação, podendo tal informação seguir alguns aspectos ideológicos. Principalmente a imprensa que dependendo do meio sociopolítico, exerce em alguns casos a função do estado, antecipando leis que podem vir a ser aprovadas pelo poder legislativo executivo e judiciário.
Sendo assim essa analise é feita com base em um conhecimento pré-existente, de conhecimentos que o leitor possui. Nesse momento se é utilizada a seleção cognitiva onde as ideias principais são elencadas, levando a questionamentos, como por exemplo: A quem interessa tal noticia? Qual grupo social a mesma esta beneficiando ou prejudicando? Quem seriam os indivíduos ideologicamente “corretos” e quais os “incorretos”?
Essa analise critica nos permite selecionar do ponto de vista sócio político a qual informação deve-se dar credibilidade ou não e a qual o