Trabalho
2008. Depois, é feita uma análise dos requisitos de qualificação no momento da contratação do trabalhador, o que envolve uma investigação por setores e ramos de atividade. Por fim, é apresentada uma proposta de tipologia de ramos de atividade por qualificação profissional.
O capítulo 4, A efetividade da qualificação profissional no mercado de trabalho metropolitano: um estudo a partir da PED e da Pesquisa Suplementar de 2008, procura identificar a relação entre qualificação e inserção no mercado de trabalho. Para tanto, realiza um exercício baseado nas equações de Heckman de dois estágios.
capa15/1.indd 1
Este livro traz estudos realizados entre 2008 e 2009, que tomaram como base os resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (Sistema PED).
O objetivo é contribuir com respostas para as diferentes questões sobre a qualificação profissional no Brasil.
No primeiro capítulo, Mudanças Recentes na Educação e no Mercado de
Trabalho, a evolução de inserções ocupacionais e de oferta de trabalho é examinada à luz dos diferenciais de escolaridade. O objetivo é problematizar o papel da qualificação nos movimentos recentes do mercado de trabalho e a evolução das condições a que estão submetidos os trabalhadores.
Já o capítulo dois - Educação e qualificação para o trabalho: um breve diagnóstico da formação dos trabalhadores metropolitanos – traz um exercício exploratório da Pesquisa Suplementar Informações para o Sistema
Público de Emprego, Trabalho e Renda, com dados levantados em seis regiões acompanhadas pelo Sistema PED, entre maio e outubro de 2008.
Em Dinâmica ocupacional, requisitos de contratação e uma proposta de tipologia de ramos de atividade segundo a qualificação