Redes FDDI, DQDB, SMDS, ATM e Sonet/SDH.
Realize uma pesquisa, identificando qual o grau de utilização atualmente, quais seus pontos fortes e fracos, além do motivo do sucesso ou falha das redes vistas no conteúdo da disciplina, sendo elas: FDDI, DQDB, SMDS, ATM e Sonet/SDH.
O trabalho deve ser enviado até o dia 22/06/2014 e terá o valor de 5 pontos.
FDDI
As redes FDDI adotam uma tecnologia de transmissão idêntica às das redes Token Ring, mas utilizando, vulgarmente, cabos de fibra óptica, o que lhes concede capacidades de transmissão muito elevadas (em escala até de Gigabits por segundo) e a oportunidade de se alargarem a distâncias de até 200 Km, conectando até 1000 estações de trabalho. Estas particularidades tornam esse padrão bastante indicado para a interligação de redes através de um backbone – nesse caso, o backbone deste tipo de redes é justamente o cabo de fibra óptica duplo, com configuração em anel FDDI, ao qual se ligam as sub-redes. FDDI utiliza uma arquitetura em anel duplo.
O FDDI foi muito utilizado na década de 90 quando as redes ethernet ainda operavam na velocidade de 10Mbps. A velocidade de 100Mbps, o tipo de controle de admissão controlada baseado em token e a utilização de um duplo anel eram os principais atrativos desta tecnologia que era utilizada em backbones de redes, tanto corporativas quanto de operadoras.
Com o surgimento das redes Fast Ethernet a 100Mbps a um custo muito mais baixo e de mais fácil instalação que o FDDI, este começou a perder mercado. Hoje com redes Ethernet rodando a 1Gbps e 10Gbps e com a estagnação da tecnologia do FDDI, este praticamente não é mais utilizado.
O FDDI utiliza o método acesso por Token Passing (Passagem de testemunho)
Um Token é passado de dispositivo em dispositivo.
Quando uma informação é enviada ela utiliza o Token para chegar ao seu destino.
Esse Token depois é libertado par o anel.
A topologia FDDI é utilizada em redes metropolitanas MAN. Também é utilizado em tecnologia