Trabalho
Oliveira (2005, p. 427) explica que controlar é comparar o resultado das ações com padrões previamente estabelecidos, com a finalidade de corrigi-las se necessário.
Em contabilidade, o controle é uma das funções básicas de um sistema contábil. Difere do controle administrativo, que tende a aplicar preceitos subjetivos (controle interno e externo) ou então de conteúdo cibernético, vinculado a Comunicação e a Automação.
O controle contábil deriva das características do método de escrituração conhecido como método das partidas dobradas. Seu princípio é a oposição conta contra conta: o controle do custo é dado pela receita, o do capital de terceiros pelo ativo circulante, e assim por diante. Historicamente, existiu a escola do pensamento contábil conhecida como Controlismo, que definia a contabilidade como a ciência do controle econômico.
Função administrativa de controle
1. Conceito de controle
2. O processo de controle
3. Estabelecimento de objetivos ou padrões
4. Avaliação do desempenho
5. Comparação do desempenho com o objetivo padrão
6. Ação corretiva
7. O controle como um sistema cibernético
8. Características do controle
9. Tipos de controle
10. Controle estratégico
11. Controles táticos
12. Controle orçamentário
13. Controles operacionais
14. Controle de estoques
15. Controle de qualidade
As organizações, sejam em suas formas mais primitivas até as mais complexas, permearam toda a história de nossa civilização e graças a elas que o homem conseguiu concretizar idéias que sozinho não seria capaz de realizar. Ao longo da evolução de sua história, o homem foi-se tornando cada vez mais dependente dos laços que o uniam às organizações e entendê-las, como melhor por os recursos disponíveis para o alcance das necessidades individuais e do coletivo,