Cargas perigosas
3 elementos em proporção iguais
Principio de incêndio
A B C D Verde Vermelho Azul Amarelo
A Sólidos – madeira – vapor e gás
B Líquidos – gasolina – vapor e gás
Gasoso – GLP
Obs: A água é o único agente que pode atuar nas 4 classes.
Triangulo de Fogo
Ao contrário do que parece, somente a presença dos três elementos não é suficiente para que o fogo ocorra, é necessária uma mistura ideal, ou seja, que eles apareçam em proporções adequadas exemplificando.
Mistura Pobre: Pouco vapor de combustível, muito comburente. (Não tem fogo).
Mistura Rica: Muito vapor de combustível e pouco comburente. ( Não tem fogo).
Mistura Ideal: Presença dos três elementos do fogo na proporção adequada. (Aqui ocorre fogo).
Elementos do Fogo
Comburente: É o material gasoso que pode reagir a um combustível, produzindo a combustão. È ele que alimenta a combustão. O oxigênio representa aproximadamente 21% da composição da atmosfera terrestre, ao nível médio do mar.
21% a 12% O2 – Queima completa (menos resíduo)
12% a 6% O2 – Queima incompleta (mais resíduo)
6% a 0% O2 – Não há combustão.
Calor: È uma forma de energia que se transfere de um corpo para o outro, quando há entre eles diferença de temperatura. O calor é responsável por iguitar a mistura inflamável.
Combustível: È toda a substância capaz de entrar em combustão e compreende praticamente todos os materiais que nos cercam. O combustível é responsável por sustentar o fogo. Apresentam-se nos três estados físicos da matéria: sólido, liquido e gasoso.
Tetraedro do Fogo
Através de estudos sobre o triangulo do fogo entendeu que o fogo sem controle passa por um processo chamado Reação em cadeia. Convencionou-se, então, representar esse processo bob forma de um tetraedro, o qual