Trabalho
“Brincar com a criança não é perder tempo, é guardá-lo. Se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.” (Carlos Drummond de Andrade).
A brincadeira é uma importante forma de comunicação na infância, sabe-se que a criança em sua fase de desenvolvimento infantil aprende de forma lúdica. Jogos e brincadeiras que despertem a curiosidade e a criatividade podem e devem ser explorados pelo educador, visando o aprendizado do individuo como num todo.
Levando em consideração a aliança escola e família, deve-se ressaltar que é fundamental a participação e o apoio da família nessas atividades, anulando o preconceito de que a criança “vai á escola para brincar.”
Através das brincadeiras a criança tem oportunidade de desenvolver várias habilidades, tais como: a comunicação, a criatividade, no contexto geral a socialização.
Num ambiente em que se possibilita a criatividade da criança o educador tem a oportunidade de inserir regras sociais ao grupo, ampliando seu relacionamento e aprendendo a respeitar a si e aos outros.
Levando em consideração o texto acima, citaremos algumas atividades na qual se é possível explorar as habilidades.
(Cesgranrio, 2009) A partir da política de universalização da Educação Básica, ganhou força no plano internacional a proposta de inclusão escolar. Uma consigna, então, surgiu no início da década de noventa: educação inclusiva.
Assinale a alternativa que melhor define a educação inclusiva. (Cesgranrio, 2009) A partir da política de universalização da Educação Básica, ganhou força no plano internacional a proposta de inclusão escolar. Uma consigna, então, surgiu no início da década de noventa: educação inclusiva.
Assinale a alternativa que melhor define a educação inclusiva. (Cesgranrio, 2009) A partir da política de universalização da Educação Básica,