Malaria
Um problema frequente na atualidade é que com o avanço da urbanização sobre as florestas aumentaram-se os casos de contaminação, isso porque os mosquitos passam a ter maior contato com pessoas e viver em áreas de residências. Além disso, ocorrem também a resistência do mosquito e do protozoário aos inseticidas e medicamentos anti-inflamatórios, por isso é de suma importância a pesquisa e desenvolvimento de vacinas e medicamentos para tratar a doença.
O Mapa da OMS, Organização Mundial da Saúde, a seguir mostra a área de incidência da Malária no Mundo:
Malaria Resumo da Doenca 2 e1343129617909 Malária Ciclo de Contaminação, Profilaxia, Sintomas e Tratamento
Malária no Mundo, fonte OMS 2004
A Malária é a doença infecciosa que mais provoca mortes no mundo. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, ocorrem por ano 400 milhões de novos casos que resultam em 2 milhões de mortes. Sendo endêmica em cerca de 200 países.
Confira abaixo o Ciclo de Contaminação e Vida do Parasita Plamodium
Malaria Resumo da Doenca 1 e1343128944822 Malária Ciclo de Contaminação, Profilaxia, Sintomas e Tratamento
Quando um Anopheles fêmea pica um ser humano e suga seu sangue, os plasmódios existentes em suas glândulas salivares, os chamados esporozoítos, caem na corrente sanguínea. Chegando no fígado, alojam-se nas unidades funcionais deste – as células chamadas Hepatócitos – e reproduzem-se assexuadamente por alguns dias, formando os Merozoítos. Nessa fase a doença é assintomática, mas quando os parasitas abandonam as células hepáticas caem na corrente sanguínea e infectam as Hemácias.