trabalho
Tipo de Fornecimento
O tipo de fornecimento define o número de fases que irão alimentar a instalação elétrica.
Está relacionado com a carga instalada.
Define que são atendidos em baixa tensão (127V/220V) aqueles consumidores que apresentarem carga (potência total) instalada igual ou inferior a 75kW.
Tipo
Fornecimento
A
B
C
1 fase + neutro (2 fios) - Tensão de 127V
2 fases + neutro (3 fios) - Tensão de 127V e 220V
3 fases + neutro (4 fios) - Tensão de 127V e 220V
Carga Instalada
(C)
13≤ kW
13 ≤ C ≤ 20 kW
20 ≤ C ≤ 75 kW
Em residências, o quadro de distribuição deve ser instalado próximo ao centro das cargas da instalação. Isto é, preferencialmente, próximo aos pontos em que há um maior consumo de energia. Desta forma, permite-se uma economia devido ao dimensionamento de condutores de menores bitolas, graças a menores quedas de tensão.
Após determinar as categorias de atendimento, é necessário estruturar a distribuição de energia no prédio, onde deve ser definido o padrão da entrada de energia, a quantidade e o local dos centros de medição, a necessidade de caixas de passagem e assim por diante.
Para tanto, deve-se elaborar a Prumada Elétrica e o Diagrama Unifilar Geral onde devem constar todas as especificações necessárias, não importando que estas se repitam em diversos locais. Devemos especificar: fiações, eletrodutos, proteções, barramentos, cargas instaladas e demandadas nos quadros, além de todas as outras as especificações para os equipamentos projetados. Na Figura 1 é mostrada a entrada de serviço usada em baixa tensão, com ramal aéreo. Figura 1: Padrões para entrada de energia para ramal aéreo.
Na Figura 2 é apresentado o padrão de entrada de energia, usada em baixa tensão , para o ramal subterrâneo.
Complementos de Instalações Prediais
Figura 2: Padrões para entrada de energia para ramal subterrâneo.
Na Figura 3 é apresentado o padrão de entrada de energia, usada