Trabalho émile durkheim
Qual o conceito elaborado por Durkheim que marca a especificidade do objeto sociológico?
R: A Sociologia pode ser definida como a ciência das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento, ou seja, de toda a crença, todo o comportamento instituído pela coletividade. São os chamado fatos sociais que constituiriam o objeto próprio dessa esfera do conhecimento que então aspirava tornar-se uma ciência autônoma. Os fenômenos que Durkheim denomina fatos sociais compreendem "toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter". São também aquelas “maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao meio”.
O método de estudo da sociologia, seus corolários e sua relação com a metodologia científica das ciências naturais.
R: Os fatos sociais devem ser tratados como coisas;
Afastar as pré noções.
Definir previamente os fenômenos tratados a partir dos caracteres exteriores que lhe são comuns e considera-los independentemente de suas manifestações individuais da maneira mais objetiva possível .
Sua relação com a metodologia cientifica das ciências naturais é que se criou regras básicas de como se deve proceder a fim de produzir conhecimento,ou melhor afim de produzir sua pesquisa.
Os motivos pelos quais este trabalho foi fundamental para a consolidação da Sociologia enquanto disciplina científica.
R: Procurando garantir à Sociologia um método tão eficiente quanto o desenvolvido pelas ciências naturais, Durkheim aconselhava o sociólogo a encarar os fatos sociais como coisas, exteriores, deveriam ser medidos, observados e comparados independentemente do que os indivíduos pensassem ou declarassem a seu respeito. Estas formulações seriam apenas opiniões, juízos de valor individuais que podem servir de indicadores dos fatos sociais, mas mascaram as leis