Trabalho de Ciências Sociais Livro: Da Divisão do Trabalho Social Émile Durkheim
Trabalho de Ciências Sociais
Livro: Da Divisão do Trabalho Social
Émile Durkheim
10/05/2014
Belo Horizonte
Introdução
Émile Durkheim foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Durante sua vida, publicou centenas de estudos sociais, sobre educação, crimes, religião, e até suicídio. As abordagens foram feitas do livro “Da Divisão do Trabalho Social, 1893”, considerado seu primeiro grande livro, que possui como tema, as relações entre os indivíduos e a coletividade, e a questão de como uma coleção de indivíduos pode constituir uma sociedade.
Abordagens
1ª- “Essas sociedades são a tal ponto o terreno por excelência da solidariedade mecânica, que é dela que derivam suas principais características fisiológicas. Sabemos que a religião aí penetra toda a vida social, mas isso porque a vida social é feita quase exclusivamente de crenças e práticas comuns que extraem de uma adesão unânime uma intensidade bem particular.”
Explicação: Durkheim acreditava que a coesão social não está assentada em crenças e valores sociais, religiosos, na tradição ou nos costumes compartilhados, mas nos códigos e regras de conduta que estabelecem direitos e deveres e se expressam em normas jurídicas: isto é, o Direito.
2ª- “Existe, portanto, uma estrutura social de natureza determinada à qual corresponde a solidariedade mecânica. O que a caracteriza é que ela é um sistema de segmentos homogêneos e semelhantes entre si.”
Explicação: Nestas sociedades, os indivíduos que a integram compartilham das mesmas noções e valores sociais tanto no que se refere às crenças religiosas como em relação aos interesses materiais necessários a subsistência do grupo. São justamente essa correspondência de valores que assegurarão a coesão social.
3ª- “ Esse agregado elementar é um clã, porque essa palavra exprime bem a