Etapas do Pensamento S. Durkheim
CURSO DE DIREITO – FORMAÇÃO SOCIAL DO BRASIL
FICHAMENTO DO LIVRO AS ETAPAS DO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO
Raymond Aron, As etapas do pensamento sociológico: Émile Durkheim/Raymond Aron
Páginas 458 a 576
Introdução
“As paixões humanas só se detêm diante de um poder moral que respeitam.” Esta frase de Durkheim, De la division du travail social, pode explicar seu livro Da Divisão do Trabalho Social de modo que nós faz refletir, os impulsos, as vontades humanas são coibidas pela sociedade, que é a moral e tudo em que fazemos é respeitar a sociedade, as regras, podemos dar um exemplo clássico deste pensamento: Todos tem vontade de matar, mas há aspectos morais diante da sociedade que nos fazem as respeitar, em forma das leis. O aspecto econômico é a premissa de uma sociedade.
!O tema em que Durkheim se debruça são as relações entre os indivíduos e a coletividade, ele tenda explicar a sociedade e o consenso onde tem influência de Auguste Comte. A ideia que se fundamenta o livro, “como pode uma coleção de indivíduos construir uma sociedade”, por este pensamento Émile desenvolve e responde essa questão.
Da divisão do trabalho social
-Para Durkheim existem dois tipos de solidariedade: a orgânica e a solidariedade mecânica, para explicar a mecânica ele compara o individuo como mecanismo de uma engrenagem, em que todos os indivíduos são iguais e assim funcionando por meio da coletividade, tendo os mesmos valores e sentimentos. (Solidariedade por semelhança). Na solidariedade orgânica, mostra o consenso, baseando-se na tese de que os indivíduos se diferenciam um dos outros, funcionando como exemplo dado, “como os órgãos de um ser vivo”, tendo uma função própria mesmo não se parecendo uns com os outros são importantíssimos. Durkheim explica que nas sociedades ditas como arcaicas é exercida a solidariedade mecânica, onde se prevalecem os sentimentos coletivos. Para Émile, existe outro tipo que se difere das duas outras teses,