energia geotérmica
A Energia Geotérmica é aquela que vem do calor da Terra e é transformado em eletricidade sem poluir o ambiente. Ela é uma energia ecológica que é capaz de gerar eletricidade através de uma fonte livre de energia sem poluentes nocivos e a emissão de gases efeito estufa é insignificante. Diferente das outras tecnologias renováveis como energia solar, que não funciona sem sol, e energia eólica, que pára quando não tem vento, a energia geotérmica gera eletricidade sem parar.
Debaixo da superfície do planeta fica o manto, ali o magma agita as rochas superaquecidas e esquentam bolsões de águas subterrâneas fazendo a pressão subir como uma chaleira. Se houver uma fenda o resultado é uma explosão (vide anexo 4) formando gêiseres, fumarolas etc. E quando o magma sobe para a superfície formam vulcões (vide anexo 5). Quando o perfuramento é realizado de maneira bem funda nesse subterrâneo super aquecido encontra-se os ingredientes necessários para gerar eletricidade.
Existem 3 elementos para achar uma fonte geotérmica : rochas quentes para aquecer a água, a água nas rochas e fissuras (pequenas rachaduras que parecem veias e que mantém a água super aquecida) que permitam a saída da água quente de onde ela está sendo aquecida para a superfície (vide anexo 3).
Abrem-se buracos fundos no chão até chegar aos reservatórios de água e vapor, estes são drenados até a superfície por meio de tubos e canos apropriados. Através desses tubos o vapor é conduzido até a central elétrica geotérmica. Tal como uma central elétrica normal, o vapor faz girar as lâminas da turbina como uma ventoinha. A energia mecânica da turbina é transformada em energia elétrica através de um gerador. A diferença dessas centrais elétricas é que não é necessário queimar um combustível para produzir eletricidade. Após passar pela turbina, o vapor é conduzido para um tanque onde será resfriado. A água que se forma será novamente canalizada para o reservatório onde será naturalmente aquecida