Obra literária no mundo dos livros
No mundo dos livros
“No Mundo dos Livros” é uma declaração de amizade. Em ritmo de conversa, o autor apresenta como iniciou sua famosa biblioteca, uma das maiores da América Latina e cujo acervo referente a história do Brasil foi doado para a Universidade de São Paulo e aguarda a construção de um prédio para abrigar todos os exemplares. O autor ainda lança pequenas lembranças de sua infância e tempos de acadêmico de direito, relatando seu contato com grandes escritores da época como Monteiro Lobato.
No entanto, deixa claro que seu maior interesse sempre foi pela leitura, sendo voraz o seu apetite nesse campo. Assim, desde cedo se familiarizou com os grandes clássicos universais, não esquecendo, todavia, da importância da literatura nacional para sua formação intelectual e cultural.
A conversa, pois a leitura do livro assim se apresenta, no entanto, mais impressiona pela empolgação do autor ao falar sobre o prazer da leitura, não sendo poucas as vezes que Mindlin se desculpa por não ter tempo para abordar todos os assuntos com mais vagar.
Gosto de falar de livros e discutir leituras com amigos e conhecidos, ainda que muitos não tenham o hábito de ler. Todos aqueles que se interessam por livros ficam maravilhados em ter contato com escritores e costumam partir dessas conversas querendo ler livros e mais livros.
Assim, fica o incentivo para a leitura, para novas descobertas e encontros. Não precisa necessariamente ser um clássico, um monstro sagrado, mas um livro que lhe agrade, que lhe dê