trabalho do ava cap 3
Esta atividade é importante para que você compreenda as especificidades da matéria literária das obras destinadas às crianças pequenas, com base em um conjunto de princípios e hipóteses teóricas para a análise. Pode-se dizer que esses princípios servem como uma espécie de gramática que orientará o professor para a prática com o texto literário. Para tanto, é importante voltarmos ao livro-texto e analisarmos os dez fatores estruturantes da matéria narrativa.
1. O que é o fenômeno literário e qual são a sua contribuição para as produções literárias?
O fenômeno literário engendra-se de maneira peculiar, possui características específicas às quais se dá o nome de literariedade: termo, provindo do formalismo, pelo qual se distingue a linguagem literária da linguagem referencial. Em concernência a essa ideia, Aristóteles, em a Poética, já notava algo impar na Poesia- o nome que denominava qualquer espécie de obra literária para os gregos-, dizia que clara e vulgar era a linguagem formada pelas palavras correntes e, nobre e elevada, a linguagem que empregava termos raros: os metafóricos e alongados e todos os que fogem aos de uso corrente.
Fenômeno literário tem se caracterizado por uma duplicidade intrínseca, é simultaneamente abstrato e concreto, abstrato porque é gerado por ideias, sentimentos, emoções, experiência e só têm realidade afetiva quando nomeadas, isto é transformadas em linguagem ou em palavras.
É um movimento de escrita que envolve as produções literárias antigas e atuais. Como por exemplo: As Obras de Monteiro Lobato tem se destacado entre os grandes escritores brasileiros, pois lendo as suas histórias viajamos pelo mundo, porque são ricas de imaginações, podendo elas ser adaptadas em qualquer tempo ou situação, além de despertar a imaginação nos faz refletirmos sobre as coisas grandes e pequenas da vida.
Sendo assim a sua contribuição possui característica as quais denominam como literalidade que