Relação entre a escola e a comunidade?
Aula-tema 07: Da linguagem iconográfica à verbal
Sabe-se que as imagens dos livros infantis fascinam crianças e adultos e podem determinar a escolha de uma obra, uma vez que possibilitam o despertar do interesse ou da curiosidade no leitor.
Por essa razão, a autora Nelly Novaes Coelho (2000, p. 196) ressalta que, na literatura infantil, “a imagem fala tanto quanto a palavra”.
Nessa perspectiva, outras contribuições são destacadas pela autora para expressar as finalidades das imagens, principalmente quando se consideram as contribuições da Psicologia aplicada à Pedagogia no que diz respeito à necessidade de a criança interagir com o objeto de conhecimento – no caso da literatura infantil, com o imaginário literário – bem como ao seu desenvolvimento psicológico. Por essa razão, a imagem ganha sentido amplo, pois possibilita a compreensão da linguagem escrita e a falada ao mesmo tempo em que remete o leitor a representações mentais. O uso de imagens pela mídia desencadeia uma série de preocupações com o tipo de imagem que recebemos do mundo social, e a literatura infantil, também chamada de objeto novo pós-anos 70, oferece também ao adulto a possibilidade de uma leitura crítica do mundo por meio do uso de imagens e desenhos que compõem e dinamizam os livros infantis.
Assim, a autora Nelly Novaes Coelho (2000, p.197-198) evidencia a importância da linguagem imagem/ texto no livro infantil, ressaltando o valor psicológico, pedagógico, estético e emocional da obra literária:
. Estimula o olhar como agente principal na estruturação do mundo interior da criança, em relação ao mundo exterior que ela está descobrindo. . Estimula a atenção visual e o desenvolvimento da capacidade de percepção. . Facilita a comunicação entre a criança e a situação proposta pela narrativa, pois lhe permite a percepção imediata e global do que vê.
. Concretiza relações abstratas que, só através da palavra, a mente infantil teria dificuldade em perceber; e