Relação escola e comunidade
RELATÓRIO DE PESQUISA E PRÁTICA PROFISSIONAL- RELAÇÃO ESCOLA E COMUNIDADE
2011
INTRODUÇÃO
O trabalho refere-se a investigação na escola, realizando a caracterização e o contexto em que a mesma situa-se, expondo o conceito da relação escola/comunidade e suas implicações, de que forma se estrutura a escola, qual o funcionamento. Esse trabalho tem como objetivo promover a vivência nos espaços educativos e a melhor compreensão da prática pedagógica aproximando-se da realidade escolar e unindo a teoria à prática. Partindo primeiro para a visita à escola, solicitando permissão para o desenvolvimento dessa prática, sendo escolhida a Emei Padre Zezinho, uma escola de educação infantil na rede municipal da cidade de Passo Fundo, para realizar as visitas e contextualização da mesma, bem como observar o grupo de trabalho e interação com a comunidade. Sendo a apresentação desse, em um texto corrido sobre o tema da relação escola/comunidade apontando conceitos de comunidade e sociedade, suas características, fazendo uma análise da família como eixo principal dessa relação e como deve ser o processo de democratização na escola.
2 . AS RELAÇÕES ENTRE A COMUNIDADE E A COMUNIDADE ESCOLAR
Comunidade significa um grupo mais coeso cultural e geograficamente, um grupo mais próximo (menor) no qual convivemos, como por exemplo a família, amigos e escola. As comunidades apresentam relações de parentesco, amizade, podendo ter vínculos profissionais ou de vizinhança. Possuem bases: territorial- geográfica, comunitária- emoção, comunalidade- semelhanças e tribos.
A sociedade é mais ampla no qual se baseiam as normas e regras de convivência, no entanto as normas sociais na comunidade eram estabelecidas mediadas e colocadas em prática pelas tradições pelos hábitos, pelos costumes, pela religião e pela oralidade. Na sociedade o conjunto humano e social mais complexo, as pessoas se relacionam por