Relação escola - comunidade
1. Introdução
2. Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira
3. Pesquisa e Prática Profissional: Relação Escola Comunidade
4. Fundamentos Socioantropológicos da Educação
5. Considerações Finais
6. Referências 1. Introdução:
O presente trabalho tem como principal objetivo definir metas e orientações para que uma prática pedagógica conscientemente e responsável no processo ensino-aprendizagem.
Com a leitura dos livros “Fundamentos socioantropológicos da educação”, “Pesquisa e prática profissional: relação escola comunidade”, “Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação Brasileira” teremos o prazer de descobrir novas formas de educar, novas formas de se proporcionar aos alunos um aprendizado diferente, e teremos a oportunidade de nos informarmos, de nos atualizarmos para não sermos professores acomodados com o mundo que nos cerca.
Sabemos que todas as escolas têm o objetivo de educar para formar cidadãos ativos e participantes na sociedade em que estamos inseridos, cidadãos preocupados com a inclusão capazes de lutar por aquilo que desejam de forma justa e honesta.
Esperamos que com a leitura destas obras propostas, nós futuras educadoras possamos abrir novos horizontes no campo da educação para proporcionar aos nossos alunos um ensino de qualidade voltado para a formação de indivíduos capazes de questionar, e de se integrar com a sociedade em que vivem.
Chegamos às portas do século XXI com a certeza de que, na escola, não basta transmitir informações, é preciso educar. Embora o ensino seja parte integrante do processo educativo, o desafio que hoje se coloca ultrapassa a esfera da simples aquisição de conhecimento para dar sentido e aplicabilidade ao que é aprendido. É assim que todos os seres humanos que por natureza são ativos e curiosos, podem tornar-se cidadãos conscientes, críticos e responsáveis.
A intervenção educativa deve, contudo, incorporar princípios flexíveis capazes de contemplar as particularidades