Trabalho Soc Emile Durkheim
Émile Durkheim
Estudante: Jéssica Giacomélli Costa
FCJ – Faculdade Cenecista de Joinville
Disciplina: Sociologia
Prof. Valdete Daufemback Niehues
Émile Durkheim
David Émile Durkheim nasceu em Épinal, no dia 15 de abril de 1858 e veio a falecer em Paris, no dia 15 de novembro de 1917. Foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. É comumente citado como pai da sociologia moderna.
Emile Durkheim começou sua formação em uma escola rabínica pois vinha de uma linhagem em que seu pai, avô e bisavô eram rabinos, devotos judeus franceses. Porem ele optou a não seguir os passos de seus familiares, e conseqüentemente mudou de escola.
Ainda em sua formação Durkheim entrou na École Normale Supérieure (ENS) em 1879. Teve professores brilhantes, e depois de ler obras de Auguto Comte e Helbert Spancer, começou a se interessar por uma ‘abordagem cientifica á sociedade’. Nessa instituição se formou em Filosofia.
Em 1887 na Universidade de Bordeaux , lecionou o primeiro curso de ciências sociais, posteriormente começou a lecionar também pedagogia e sociologia. A partir disso, Durkheim auxiliou no sistema escolar Frances, e adicionou em sua grade curricular o estudo da ciência da sociologia.
Emile durkheim foi, se não o principal, um dos criadores da sociologia francesa. Primeiro ele teve como foco fazer a distinção da sociologia com outras matérias, passando a ser estudada separadamente, assim tornando-se de grande importância. As mais importantes influências de Durkheim são: Auguste Comte e Herbert Spencer. Ele foi também, influenciado pelo positivismo de Comte. Também teve o autor Spencer. Durkheim analisava os elementos do funcionalismo e da analogia orgânica. E teve influencia também de Alfred Espinas, que era o autor de: As Sociedades Animais. Ele viu que o livro foi o primeiro a desenvolver uma ciência de fato social.
Outros pensadores também tiveram extrema importância. Ele escreveu sobre Rousseau e