Trabalho Emile Durkheim
1- O que são fatos sociais?
Fatos Sociais segundo o pensamento Durkhemiano é toda a a forma de pensar, sentir e agir adotada pela sociedade e que ela considera certo, e existe um consenso coletivo sobre essa ideia.
Comentário: De fato são todas as maneiras coletivas de fazer , pensar e agir impostas coercitivamente ao indivíduo. Todos os processos de interação humana são fatos sociais. São características de fatos sociais: Generalidade, Exterioridade e Coercitividade.
2- Porque a sociedade não é a soma dos indivíduos que a compõem? Porque somente uma sociedade constituída goza da supremacia moral e material indispensável para fazer a lei para os indivíduos, pois só a personalidade moral que esteja acima da personalidades particulares é que forma a coletividade. Somente assim elas tem a continuidade e mesmo a perenidade necessárias para manter a regra acima das relações efêmeras que a encarnam diariamente.
Comentário: A sociedade não é uma simples soma dos indivíduos, e sim um sistema formado pela associação, que representa uma realidade especifica com seus caracteres próprios. Sem dúvida, nada se pode reproduzir de coletivo se consciências particulares não existirem; mas esta condição necessária não é suficiente. É preciso que as consciências estejam associadas, combinadas de determinada maneira.
5- Qual é o significado de moral?
É tudo que é fonte de solidariedade, tudo que força o individuo a contar com seu próximo, a regular seus movimentos com base em outra coisa que não são os impulsos de seu egoísmo e a moralidade é tanto mais solida quanto mais numerosas e fortes são estes laços.
Comentário: moral pode também ser definido como um conjunto de valores utilizados como essa fonte de solidariedade, como respeito, educação, saber entre outros.
6- Qual é o papel do grupo profissional?
O papel de reconstruir a solidariedade e a moralidade integradoras das sociedades industriais. Por outro lado, a diversidade de correntes de