Introdução a Economia
FLUMINENSE
INSTITUTO DE CIÊNCIAS
DA SOCIEDADE – MACAÉ
ECONOMIA: uma abordagem introdutória
Prof. Sylvio Merhy de Carvalho
1. INTRODUÇÃO
1.1. COMPREENSÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA A economia é uma ciência social que se inter-relaciona com as demais ciências sociais de tal sorte que os problemas econômicos não têm contornos bem definidos; eles se estendem pela sociologia, filosofia, ética, antropologia cultural, direito, política, psicologia etc., fornecendo informações e soluções às demais ciências, bem como buscando soluções e informações para os problemas econômicos que se apresentam.
A resposta final às questões econômicas encontra-se, muitas vezes, em algum outro campo das ciências sociais. Por outro lado, questões humanas, tratadas em outras esferas das ciências sociais devem passar por alguma revisão de ordenamento econômico.
As relações sociais e a multiplicidade dos fatores que envolvem a ação econômica quanto aos aspectos da produção, distribuição, dispêndio e acumulação estabelecem um caráter biunívoco entre a economia e as demais ciências. Esses aspectos que, otimizados, conduzem ao bem-estar da coletividade não encontram respostas isoladas na economia nem em quaisquer outros ramos das ciências sociais. As interfaces da economia com outros ramos da ciência social decorrem de que os problemas existentes não são facilmente separáveis. A economia deve ser observada como um referencial que absorve e exterioriza os problemas existentes.
Não é possível, portanto, estudar, avaliar e analisar os problemas econômicos sem correlacioná-los com o conjunto das ciências sociais em que se insere.
O principal problema econômico está relacionado à escassez, uma vez que os desejos e as necessidades são ilimitados, enquanto os bens são limitados. Para